Natal dos Animais: Campanha solidária em parceria com a Animalife
Este ano, não vamos apenas levar-te até aos familiares e amigos mais próximos. Levamos também algo especial para ajudar os animais de quem mais precisa! Contamos contigo para dar um “Natal aos Animais”!
Entre 6 e 12 de dezembro, a FlixBus, em parceria com a Animalife, realiza a campanha solidária Natal dos Animais, uma iniciativa que pretende incentivar a doação de artigos usados (ou mesmo novos) para cães e gatos. Estes artigos serão transportados gratuitamente nas linhas regulares da FlixBus até Lisboa, onde serão recolhidos e posteriormente distribuídos pela Animalife.
1. Como funciona?
Qualquer passageiro da FlixBus pode trazer o seu donativo da lista abaixo, e colocar na caixa da campanha que irá encontrar no autocarro. Por uma questão de espaço disponível, só são aceites bens de pequena dimensão. Os artigos devem estar devidamente embalados e/ou protegidos.
2. Quando se realiza a campanha?
Entre 6 e 12 de dezembro
3. Em que cidades e linhas da FlixBus posso entregar o meu donativo?
Por questões operacionais, nem todas as linhas estão abrangidas. Apenas é possível aceitar e transportar donativos nas linhas que têm Lisboa como estação terminal.
Eis as linhas onde podes entregar o teu donativo:
1000 – 1001 – 1004 – 1006 – 1011 – 1013 – 1014 – 1015 – 1018 – 1019 – 1030
Estas linhas operam nas seguintes cidades: Albufeira, Armação de Pêra, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Faro Aeroporto, Fátima, Guarda, Lisboa, Mirandela, Olhão, Porto, Quarteira, Tavira, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu
Atenção que nem todas as linhas estão incluídas! Confirma sempre no teu bilhete o número da linha em que vais viajar.
Ou diretamente na Gare do Oriente, em Lisboa – basta procurar os stuarts da FlixBus e eles indicam-te o local onde podes deixar o teu donativo.
Posto de recolha adicional na Gare do Oriente
Para permitir que mais pessoas se juntem a esta campanha, estará disponível um ponto de recolha de bens na estação do Oriente, em Lisboa, na loja da “Iberocoach”, os parceiros da FlixBus para a venda de bilhetes da rede. Isto permite que qualquer pessoa que passe por este terminal, independentemente de viajar ou não com a FlixBus, possa, também, contribuir.
4. Quais os artigos que posso doar?
- Trelas, coleiras e peitorais
- Pequenos comedouros e bebedouros
- Brinquedos de pequena dimensão
- Roupas para animais
- Champô para cão e gato
5. Tenho artigos do meu cão / gato que não uso. Posso doá-los?
Claro! É esse o objetivo, que tragas algo que tenhas em casa e que já necessites! Ao ajudar, estás também a contribuir para a economia circular e a proteção do meio ambiente.
Juntos, vamos dar uma nova vida a estes bens… e um Natal diferente aos animais!
E se não tiver nada usado? Bom, então, podes adquirir um artigo à escolha dentro dos indicados na lista. Será bem-vindo na mesma.
6. Qual é o destino dos bens recolhidos?
A FlixBus transportará gratuitamente os bens doados até Lisboa, de onde serão recolhidos pela Animalife. A associação atua em três linhas de ação:
- Apoio a famílias em situação de carência económica com animais;
- Acompanhamento de pessoas em situação de sem-abrigo com animais;
- Apoio a associações e grupos de proteção animal.
7. Posso oferecer ração?
Se for uma lata pequena, sim. Caso contrário, e por razões de espaço disponível nos autocarros, não podemos aceitar. No entanto, podes entrar em contato diretamente com a Animalife e vê como lhes podes fazer chegar, já que têm uma rede bastante alargada de voluntários no país.
8. Não te esqueças!
Só aceitamos donativos de pequena dimensão. Por isso, se queres oferecer sacos de ração e outros bens maiores, entra em contacto diretamente com Animalife e vê como lhes podes fazer chegar!
9. Não sou passageiro da FlixBus. Posso contribuir?
Por razões de segurança e operacionais, só serão aceites donativos dos nossos passageiros nos autocarros. No entanto, se fores da região da grande Lisboa, podes deixar o teu contributo no nosso ponto de recolha adicional, na loja/bilheteira da “Iberocoach”, os parceiros da FlixBus para a venda de bilhetes da rede. Isto permite que qualquer pessoa que passe por este terminal, independentemente de viajar ou não com a FlixBus, possa, também, contribuir para esta campanha.
Podes ainda contatar a Animalife e operacionalizar diretamente com eles a entrega dos teus donativos em Lisboa ou através da sua rede de voluntários espalhada pelo país.
10. Outras informações
- A aceitação de artigos fica limitada à disponibilidade do autocarro.
- O motorista reserva-se ao direito de não aceitar o donativo, caso este não cumpra com os requisitos da campanha ou com a lista e dimensões dos artigos doados.
Mais sobre esta ação de solidariedade social
Esta ação, inserida no âmbito da responsabilidade social corporativa da FlixBus em Portugal, resulta da parceria com a Animalife, associação de sensibilização e apoio social-animal, de âmbito nacional, e sem fins lucrativos.
O principal objetivo da Animalife é diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias. A associação atua em três linhas de ação:
- Apoio a famílias em situação de carência económica com animais;
- Acompanhamento de pessoas em situação de sem-abrigo com animais;
- Apoio a associações e grupos de proteção animal.
Dúvidas ou mais informações?
Qualquer dúvida sobre a recolha poderá ser esclarecida nos canais de comunicação habituais, bem como nas redes sociais da FlixBus ou da Animalife.
Podes também enviar um email para imprensa@flixbus.pt