Sobre a Flix
Promovemos viagens sustentáveis e económicas para todos
A Flix em resumo
A Flix é uma empresa líder mundial em tecnologia de viagens, que fornece soluções de viagem sustentáveis e económicas a mais de 400 milhões de viajantes desde o seu lançamento, em mais de 40 países em 4 continentes, através das suas marcas FlixBus, FlixTrain, Greyhound e Kâmil Koç. Com base num modelo de negócio com poucos ativos e uma plataforma tecnológica inovadora para viajantes e parceiros, a Flix, lançada em 2013, alcançou rapidamente posições de liderança no mercado das viagens de autocarro de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia, e está a expandir-se rapidamente para a América do Sul e Ásia. A Flix centra-se no mercado de autocarros e comboios de longa distância em constante crescimento, impulsionado por uma maior sensibilização da sociedade para o ambiente, e tem como objetivo tornar-se neutra em termos de carbono na Europa até 2040 e a nível mundial até 2050. Para avaliar o seu progresso dentro de um quadro cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu objetivos a curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.
Factos e números importantes
40+
5,600
400+
1,000+
5,500+
10+
25+
5,500+
100+
Modelo de negócio da Flix

© Flix SE
A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix, que está no centro do seu modelo de negócio, foi concebida à medida para proporcionar os melhores resultados aos viajantes e aos parceiros. Ao combinar o planeamento da rede, o marketing e os preços, a Flix utiliza soluções inovadoras para permitir viagens confortáveis, mais sustentáveis e acessíveis a nível mundial. Através da sua plataforma tecnológica e da sua aplicação de fácil utilização, a Flix cria uma experiência de viagem adaptada às necessidades dos passageiros e estabelece a ligação entre os viajantes e os parceiros de autocarros locais que fornecem transporte, assegurando simultaneamente uma frota moderna que cumpre as mais elevadas normas de segurança. Este modelo de negócio sem ativos transformou uma start-up europeia num campeão de tecnologia de viagens e em plena expansão global.
Viagens sustentáveis
Com um fator de emissão médio de 27,8g de CO₂ por passageiro/km, viajar com a FlixBus na Europa pode reduzir a pegada de carbono de uma pessoa em quase 6 vezes em comparação com a condução e 8 vezes em comparação com um voo. Além disso, ao reservar as viagens, os passageiros podem optar por compensar as suas emissões através de um donativo à ONG ambiental de renome internacional atmosfair. Em 2023, os passageiros da Flix evitaram 1,1 milhões de toneladas de CO₂ ao escolherem os FlixBuses e os FlixTrains em vez de outros meios de transporte. Impulsionada por uma maior sensibilização para as viagens sustentáveis, a Flix tem como objetivo tornar-se neutra em termos de carbono na Europa até 2040 e a nível mundial até 2050. Para avaliar o seu progresso dentro de um quadro cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu objetivos a curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.

© Flix SE
História da Flix Tech

© Flix SE
As complexidades das viagens terrestres de longa distância requerem uma solução tecnológica altamente sofisticada, que a Flix consegue atingir através do seu conjunto de tecnologias patenteado e expansível. A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix está no centro da nossa proposta de valor e funciona como um volante de inércia que se auto-reforça, feito à medida para proporcionar os melhores resultados aos viajantes e aos parceiros. Um processo de reserva simplificado permite aos clientes navegar facilmente através da plataforma e da aplicação de fácil utilização, escolhendo entre alta frequência e densidade de rede, preços acessíveis e um serviço consistente de alta qualidade. Desde a procura de uma viagem específica, passando pela seleção de ligações e serviços auxiliares a bordo, até ao pagamento através de soluções de pagamento perfeitamente integradas, os viajantes experimentam um processo de reserva conveniente de ponta a ponta.

© Flix SE
Os parceiros beneficiam do acesso a uma nova base de clientes, de um fluxo de receitas adicional estável e previsível, da tomada de decisões com base em dados, da utilização optimizada e da redução de custos através da plataforma da Flix. Estes aspectos enfatizam a posição da Flix como uma empresa líder em soluções de viagem orientadas para a tecnologia, proporcionando um valor inigualável tanto para os viajantes como para os parceiros. Para garantir a oferta de uma experiência de utilizador de excelência, a escalabilidade das aplicações de IA e de aprendizagem automática é uma das principais prioridades estratégicas da Flix.
495+ M
1.2 M
44+ M
Marcas do grupo Flix
Com o seu modelo de negócio eficiente em termos de activos, o grupo opera marcas destinadas ao consumidor, como a FlixBus e a FlixTrain, a Kâmil Koç na Turquia e a icónica Greyhound na América do Norte.
Gestão Flix

André Schwämmlein, Fundador e CEO
Funções comerciais e de negócios globais
André Schwämmlein é cofundador e Diretor Executivo (CEO) da Flix. A sua crença em transportes coletivos alternativos e sustentáveis inspirou-o a discutir a possibilidade de um mercado desregulamentado com os seus atuais cofundadores enquanto era consultor no Boston Consulting Group (BCG) em 2009, tendo posteriormente fundado a Flix em 2011. Como CEO da Flix, Schwämmlein está a liderar a empresa para concretizar a visão de permitir que os seus clientes vivam o mundo. Sob a sua liderança, a Flix tornou-se claramente líder de mercado global em todas as principais áreas geográficas e expandiu-se para vários países. É também membro ativo do conselho de supervisão de Scout24 SE e ABOUT YOU Holding SE e membro do Partido Verde na Alemanha desde 2002.

Daniel Krauss, Fundador e CIO
Tecnologia e Recursos Humanos
Como Diretor de Informação (CIO) e Diretor de RH (CHRO) da Flix, Daniel Krauss gere a tecnologia e as pessoas da empresa. Juntamente com os seus cofundadores, desenvolveu a Flix como um fornecedor de transporte internacional. Krauss é também investidor e membro de conselhos consultivos em empresas como Baby1one e uvex. Está convencido de que a educação, o espírito empresarial e a inovação podem fazer avançar substancialmente a sociedade. É professor frequente na Universidade Friedrich Alexander em Erlangen-Nuremberga e sócio fundador da iniciativa FightBack, que promove a mudança para uma sociedade mais sustentável. É também um acionista ativo da maior ONG alemã de educação empresarial, STARTUP TEENS , bem como acionista e administrador da CODE-University.

Benjamin Gubitz, CFO
Funções Financeiras e Jurídicas
Benjamin Gubitz entrou na Flix em 2015 e assumiu o cargo de diretor financeiro (CFO) da Flix no início de janeiro de 2025. Em seu cargo, ele é responsável pelas funções financeiras e jurídicas da Flix. Antes de assumir o cargo de CFO, Gubitz ocupou vários cargos de liderança sênior, responsável por controladoria e relações com investidores na Flix. Durante seu tempo na empresa, ele desempenhou um papel fundamental no fechamento de várias rodadas de financiamento, criou a equipe de controle do grupo e trabalhou em vários projetos de fusões e aquisições, entre eles a compra da Greyhound Lines em 2021. Antes da Flix, ele foi líder de projeto na BCG. Gubitz é PhD em Ciência Política.

Max Zeumer, COO
Novos mercados
Max Zeumer, Diretor de Operações (COO) começou a sua jornada na Flix no início de 2015 e tem gerido com sucesso os mercados internacionais desde então. Como COO desde abril de 2022, tem liderado a expansão global centrada na América do Norte e em mercados emergentes como o Brasil, o Chile e a Índia, supervisionando simultaneamente as funções de marketing comercial global e de gestão de receitas. Com uma formação académica diversificada, incluindo Ciências Informáticas, Filosofia e um MBA da Columbia Business School, aperfeiçoou as suas competências como consultor no Boston Consulting Group, onde cedo descobriu a sua paixão pela disrupção das indústrias tradicionais através da digitalização. O seu empenho em promover a colaboração e a sinergia além-fronteiras está a ter um impacto significativo na remodelação da indústria global de viagens.

Fabian Stenger, COO
Supply e mercados europeus
Fabian Stenger, Diretor de Operações do grupo (COO), iniciou o seu percurso na Flix em 2013, desenvolvendo com sucesso o mercado na Alemanha e, mais tarde, também na Europa do Norte e Leste. Como COO a partir de abril de 2022, Stenger lidera atualmente o negócio europeu de autocarros e supervisiona o lado da oferta do negócio global, dirigindo o planeamento da rede, a gestão de parceiros, incluindo a transformação da frota, as operações e o serviço ao cliente. Com experiência de início de carreira na Bain & Co. e formação académica na Universidade de St. Gallen, na Suíça, juntamente com mais de uma década de experiência na Flix, a sua liderança estratégica e o seu compromisso com a sustentabilidade estão a impulsionar o sucesso da Flix, moldando o seu futuro e impacto global.