EQT Future e Kühne Holding adquirem participação de 35% na Flix

17/07/2024

+++ Investimento faz parte de uma parceria estratégia de longo prazo assente numa visão comum para a próxima fase de crescimento rentável da Flix em mercados novos e existentes 

+++ EQT está a investir através do EQT Future, o seu fundo de longo prazo orientado para o impacto, e apoiará a estratégia da Flix de expandir a oferta de opções de viagem sustentáveis e acessíveis 

 

Lisboa, 5 de julho de 2024 A Flix SE (“Flix” ou a “Empresa”), a empresa global de travel tech, e EQT, a organização de investimento global, juntamente com a Kühne Holding, representante de um dos principais empresários e investidores do sector da logística a nível mundial, anunciaram o acordo definitivo para que o EQT Future e a Kühne Holding adquiram uma participação minoritária de 35% na Flix. 

Para além de um investimento inicial na Flix, o EQT Future e a Kühne Holding irão adquirir participações de atuais acionistas, a fim de criarem uma participação de referência de longo prazo na Flix. Este investimento irá reforçar ainda mais o balanço da Flix, contribuindo para acelerar a trajetória de sucesso de crescimento rentável da empresa. A conclusão da operação ficará sujeita às condições usuais e à aprovação regulamentar. 

“É com grande satisfação que damos as boas-vindas ao EQT Future e à Kühne Holding, que é um investidor forte e orientado para objetivos, com um histórico comprovado de desenvolvimento de estratégias de investimento sustentáveis a longo prazo. O seu capital e know-how serão um forte trunfo para a visão estratégica global da nossa empresa. Não poderíamos pedir melhores parceiros para embarcar no próximo capítulo da jornada da Flix”, afirma André Schwämmlein, CEO and co-fundador da Flix. 

Dominik de Daniel, CEO Kühne Holding AG: “A Flix está a impulsionar a próxima geração de transporte coletivo. A Kühne Holding está orgulhosa de apoiar ativamente a empresa, sendo um parceiro estratégico na sua próxima fase de expansão. Ao longo dos últimos meses, estabelecemos uma excelente parceria com os colegas do EQT Future. Temos uma enorme confiança no André Schwämmlein e na sua equipa, e esperamos sinceramente poder apoiar o futuro da Flix numa parceria vantajosa”.   

Karl Gernandt, Chairman Kühne Holding AG, added: “Sendo um dos maiores investidores estratégicos no sector dos transportes e mobilidade, a Kühne Holding dá agora mais um passo no mercado do transporte coletivo em autocarro. Com o modelo de funcionamento comprovado de asset-light da Flix, vemos grandes sinergias com os nossos outros investimentos no sector dos transportes. Para além disto, queremos apoiar a expansão estratégica da sua rede internacional. Estamos a dar continuidade ao enorme sucesso que a Flix alcançou ao posicionar o autocarro como o mais importante meio de transporte sustentável - há mais de uma década na Europa e agora também no estrangeiro”.  

 

Impulsionar o crescimento sustentável 

O investimento surge numa altura em que a FLIX continua a registar uma dinâmica de crescimento significativa e uma expansão estratégica. A empresa registou um crescimento de 30% das receitas totais em 2023, atingindo assim, pela primeira vez, 2 mil milhões de euros em receitas totais anuais, tendo registado um EBITDA ajustado de 104 milhões de euros em 2023. Esta forte dinâmica permite que a Flix cumpra metas estratégicas, como a expansão da sua presença global, transformando o mercado de autocarros da América do Norte, e expandindo a FlixTrain de forma a dar resposta à crescente procura por serviços ferroviários alternativos na Alemanha. 

 

Expandir a presença global 

Para reforçar ainda mais a sua operação global, a Flix entrou recentemente em dois dos mais importantes mercados de autocarros a nível mundial: Chile e Índia. A presença global da empresa estende-se a 43 países em todo o mundo. Atualmente, a FlixBus encontra-se a aumentar significativamente os seus serviços no Reino Unido, em Portugal e na Ucrânia, tendo também iniciado operação na Noruega e na Finlândia. O objetivo é o de alcançar a liderança nestes mercados. 

 

Com o crescimento vem a responsabilidade 

A Flix tem como missão proporcionar uma excelente experiência de viagem, analisando permanentemente o impacto da sua atividade. Para apoiar o compromisso da empresa com um modelo de negócio responsável, a Flix publicou recentemente o seu segundo relatório voluntário de ESG para 2023. Com a sua visão de proporcionar viagens sustentáveis e acessíveis, a Flix alinha-se fortemente com a missão da EQT Future de apoiar empresas líderes de mercado que melhoram o nosso planeta através dos produtos e serviços que fornecem, e, simultaneamente, moldarem os sectores nos quais atuam. 

 

Sobre a Flix  

A Flix pretende transformar o sector dos transportes públicos, oferecendo soluções sustentáveis e acessíveis de viagens de autocarro e comboio de longa distância em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Com o seu modelo de negócio de asset-light e uma plataforma tecnológica inovadora, a Flix, lançada em 2013, rapidamente alcançou posições de liderança no mercado das viagens de autocarro de longa distância na Europa, na América do Norte e na Turquia, estando a expandir-se rapidamente para a América do Sul e para a Índia através das suas marcas FlixBus, FlixTrain, Kamil Koç e Greyhound. 

Impulsionada por uma maior sensibilização para as viagens sustentáveis, a Flix pretende tornar-se neutra em termos de carbono na Europa até 2040, e a nível mundial até 2050. Para avaliar os seus progressos no âmbito de um quadro cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu objetivos a curto prazo para a redução das emissões com a iniciativa SCI - Science Based Targets 

Enquanto a Flix gere a vertente comercial do negócio, como o planeamento da rede, a fixação de preços, o controlo das operações, o marketing e vendas, a gestão da qualidade, e o desenvolvimento contínuo de produtos com uma abordagem baseada em dados, os parceiros de confiança da Flix ficam responsáveis pelas operações diárias.  

A combinação única de start-up tecnológica, plataforma de comércio eletrónico e empresa de transportes clássica posicionou a Flix como líder contra grandes empresas internacionais, alterando permanentemente o panorama da mobilidade global. 

Para mais informações, visite corporate.flixbus.com 

 

Sobre o EQT 

EQT é um fundo de investimento global orientado para objetivos específicos, com um total de 242 mil milhões de euros em ativos sob gestão (132 mil milhões em ativos gerados de comissões sob gestão), em dois segmentos de negócio – Capital Privado e Real Assets. A EQT detém empresas e ativos na Europa, Ásia-Pacífico e Américas, apoiando-as para alcançar um crescimento sustentável, excelência operacional e liderança de mercado. Mais informações: www.eqtgroup.com  

 

Sobre a Kühne Holding 

Kühne Holding AG, com sede na Suíça, abrange os interesses de negócios de Klaus-Michael Kühne. Com foco empresarial no sector da logística e dos transportes, detém uma participação maioritária na Kühne+Nagel International AG, sendo o maior acionista individual da Hapag-Lloyd AG, Deutsche Lufthansa AG, e Brenntag SE. Em abril de 2024, a Kühne Holding anunciou a aquisição do Aenova Group, uma organização de desenvolvimento e fabrico de produtos farmacêuticos líder a nível mundial.  

 

Media Contact Flix 

Sandra de Carvalho Weinstock  

sandra.weinstock@flix.com  

 

Media Contact EQT 

EQT Press Office 

press@eqtpartners.com 

 

Media Kühne Holding 

Dominique Nadelhofer 

Dominique.nadelhofer@kuehne-holding.comForm