Pablo Pastega, diretor Ibérico da FlixBus, nomeado vice-presidente para a Europa Ocidental

26/09/2024

Novas funções desde 1 de setembro

 

++ FlixBus reorganiza-se na Europa com a nomeação de Pablo Pastega como vice-presidente para a Europa Ocidental  

++ Diretor Ibérico da FlixBus desde 2018, Pablo Pastega assumiu as rédeas desta nova região alargada a 1 de setembro  

++ Região da Europa Ocidental consiste nas antigas regiões da Ibéria (Espanha e Portugal), França e Benelux  

++ Com uma equipa de 170 colaboradores e uma rede de mais de cem parceiros de autocarros, Pablo Pastega tem como missão posicionar a FlixBus a longo prazo como um importante player para a mobilidade sustentável no transporte de passageiros de longa distância  

 

Lisboa, 25/09/2024 – A FlixBus, líder mundial no transporte rodoviário sustentável de passageiros, anunciou a reorganização da sua liderança a nível europeu. Assim, desde o dia 1 de setembro, Pablo Pastega, até aqui diretor-geral da FlixBus em Portugal e Espanha, passa a liderar uma nova business region que integra a França, Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos. Presente na Europa há quase 13 anos, a empresa pretende agora otimizar a sua presença neste continente, de forma a continuar a ganhar quota de mercado.  

O agora vice-presidente para a Europa Ocidental, a nova região da FlixBus que inclui Espanha, Portugal, França, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, terá a seu cargo uma equipa de 170 colaboradores e uma rede de mais de uma centena de parceiros de autocarros, constituída maioritariamente por micro, pequenas e médias empresas locais, que se associam à FlixBus para proporcionar uma mobilidade acessível e de elevada qualidade aos milhões de passageiros que viajam nestes países. 

Pablo Pastega, VP para a Europa Ocidental na FlixBus: “Estou muito orgulhoso por supervisionar esta importante região da Europa Ocidental. Embora a FlixBus se tenha tornado um operador-chave em cada um dos países pelos quais sou agora responsável, a empresa enfrenta ainda muitos desafios. Em França, um mercado vital para as viagens de longo curso na Europa, a questão do encerramento da estação rodoviária de Bercy, a maior da Europa em termos de passageiros, é essencial e deve ser resolvida. Tal como o desvio dos subsídios concedidos ao carpooling, sobre o qual obtivemos uma importante vitória no Conselho de Estado em junho passado. 

Em Portugal, o setor e a sociedade souberam tirar partido da abertura do mercado e, segundo os últimos dados disponíveis, o número de passageiros nos expressos duplicou. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, nomeadamente no que toca ao acesso dos terminais. É inadmissível que em cidades como Coimbra ou Évora a FlixBus não consiga parar no terminal rodoviário. Isto para não falar de Sete Rios, em Lisboa, onde tentamos parar já desde 2017.    

As questões relativas às infraestruturas estarão também no centro das discussões na Bélgica e nos Países Baixos nos próximos anos, para garantir que estes países continuem a ser polos europeus dinâmicos para o transporte rodoviário de passageiros.  

Por último, em Espanha, o desafio da liberalização do mercado do transporte em autocarro é um objetivo antigo que me é pessoalmente caro, tal como a luta contra certas formas de concorrência distorcida, organizadas em benefício de sectores como o carpooling.  

Enfrentaremos todos estes desafios com a ajuda das equipas existentes, que provaram a sua capacidade de tornar as viagens de autocarro atrativas, acessíveis e sustentáveis durante muitos anos. 

Em 2018, Pablo Pastega assumiu o cargo de Diretor-Geral da Ibéria, com o objetivo de desenvolver as ligações internacionais a França. Participou ativamente na abertura do hub global em Lisboa, e na liberalização do mercado dos autocarros em Portugal. 

França e Portugal são exemplos perfeitos das vantagens da abertura do mercado dos autocarros de longo curso. Já em Espanha, o Ministério dos Transportes espanhol, apesar das recomendações da Comissão Europeia e da autoridade espanhola da concorrência, continua a opor-se a esta abertura. Ao contrário da maioria dos outros países da UE, e desde a época anterior à democracia, o mercado dos autocarros em Espanha continua fechado a uma concorrência efetiva, o que faz com que os passageiros paguem mais em Espanha do que em França ou Portugal. Esta situação continua a impossibilitar uma concorrência leal com outros meios de transporte, como o comboio ou o carpooling, e penaliza os viajantes, privando-os de outras alternativas, mais ecológicas e mais baratas.  

Pablo Pastega terá como missão continuar a desenvolver a FlixBus nestes mercados, e centrar-se em questões específicas em cada um deles, como a segurança, as infraestruturas, e a criação de frotas mais sustentáveis, tal como acontece em França e no Benelux, onde estão a ser preparados projetos de autocarros movidos a bio-LNG, e também em Portugal, onde foi lançado, no início do mês, um autocarro 100% elétrico na ligação entre Lisboa e Porto. 

Licenciado pela Kedge Business School e detentor de um MBA do INSEAD, antes de integrar a FlixBus Pablo Pastega trabalhou sete anos para a Cisco, tendo depois ocupado cargos de gestão em diferentes start-up europeias. 

 

FlixBus reorganiza regiões de negócio na Europa 

Para apoiar esta estratégia, a FlixBus decidiu consolidar as suas regiões na Europa, reduzindo-as de nove para cinco: Europa Ocidental, Europa de Leste, Europa do Norte, Europa do Sul e Reino Unido. Esta reorganização irá favorecer a colaboração entre os diferentes mercados e os headquarters, melhorar a gestão global, e ajudar a FlixBus a desenvolver todo o seu potencial na Europa. 

Em 2023, a Flix gerou um volume de negócios de 1.186 milhões de euros na Europa, e transportou 55 milhões de passageiros. Presente em todo o continente, a empresa liga quase 3.000 destinos todos os dias. Além disso, empenhada em transformar as viagens de longa distância à escala global, pretende ser uma força motriz para um futuro sustentável, oferecendo uma das soluções de emissões de CO2 mais baixas, estando a trabalhar para fazer evoluir a sua frota para combustíveis alternativos. A empresa estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040. 

 

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Contacto de imprensa 

Sandra de Carvalho Weinstock | sandra.weinstock@flix.com |imprensa@flixbus.pt  

 

Mais informações sobre a FlixBus disponíveis em www.flixbus.pt. Informações de imprensa e para a imprensa podem também ser encontradas no site corporate da Flix em corporate.flixbus.com. Para saber mais sobre os temas atuais relacionados com a atividade da FlixBus, visite a página da Flix no Linkedin. 

 

Sobre a Flix  

A Flix é pioneira no sector dos transportes públicos ao oferecer alternativas sustentáveis e viagens práticas e acessíveis através das suas marcas FlixBus e FlixTrain. Graças a um modelo de negócio único e tecnologia inovadora, a Flix rapidamente desenvolveu a maior rede de autocarros de longo curso da Europa e avançou para a expansão global da marca, que já opera também nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Enquanto pioneira do transporte sustentável, a Flix lançou os primeiros comboios verdes de longo curso em 2018, tendo também iniciado um projeto-piloto com autocarros de longo curso totalmente elétricos, em 2018. Em 2021, lançou os primeiros autocarros de longo curso alimentados a biogás da UE.  

 

Enquanto a Flix assume a responsabilidade pelo desenvolvimento tecnológico, planeamento da rede, controlo de operações, marketing e vendas, gestão da qualidade e expansão contínua do produto, os parceiros de confiança da Flix são os responsáveis pelas operações diárias das rotas. A combinação única de start-up tecnológica, plataforma de comércio eletrónico e empresa de transportes clássica posicionou a Flix como líder no seu setor, alterando permanentemente o panorama da mobilidade global.  

Para mais informações, visite corporate.flixbus.com