FlixBus passa a operar rota Lisboa-Porto em autocarro 100% elétrico

11/09/2024

Projeto tem o apoio da EDP

FlixBus passa a operar rota Lisboa-Porto em autocarro 100% elétrico 

++ Operador alemão FlixBus passa a operar autocarro 100% elétrico na rota Lisboa-Porto

++ Autocarro Yutong tem autonomia para 400 kms, e faz duas viagens diárias, sete dias por semana 

++ Poupança de, no mínimo, 150 toneladas de CO2 por ano

++ Flix com compromisso de neutralidade total de carbono na Europa até 2040: a transformação da frota da FlixBus é fundamental na estratégia de longo prazo para a descarbonização 

 

Lisboa, 11/09/2024 – A alemã FlixBus vai passar a operar a rota Lisboa-Porto com um autocarro 100% elétrico. O autocarro da marca Yutong tem autonomia para cerca de 400 km, e irá realizar duas viagens por dia, uma em cada sentido, sete dias por semana. Com a operação programada, este autocarro 100% elétrico vai permitir a poupança de, no mínimo, 150 toneladas de CO2 por ano[1]. É carregado no final de cada viagem, sendo que o carregamento demora, em média, 2h45min (dos 20 aos 100%), usando a potência máxima disponível. O projeto, uma parceria com a AV Feirense, conta com o apoio da EDP, que fornece energia através de um ponto de carregamento nas instalações da EDP Labelec em Sacavém. 

Este é o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal, depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança. Vai operar entre Lisboa e Porto, naquele que é um dos mais concorridos corredores rodoviários do País. Ainda que pequeno, é um passo histórico para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância em Portugal”, afirma Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal. “Claro, que este projeto só é possível com o apoio do nosso parceiro AV Feirense, e também da EDP, que nos disponibiliza um ponto de carregamento e eletricidade, apoio este que agradecemos desde o primeiro momento”, conclui este responsável.     

“Inovar está no ADN da EDP, que tem sido pioneira na transição energética em Portugal, assim como no desenvolvimento da mobilidade elétrica. Assim, é com orgulho que somos parceiros da Flixbus e contribuímos para evitar emissões de carbono numa das rotas mais utilizadas diariamente no nosso país. É fundamental que haja cada vez mais parcerias entre empresas que querem contribuir para uma mobilidade sustentável em Portugal”, destaca Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade.

A EDP foi pioneira no desenvolvimento da rede pública nacional e é um dos principais intervenientes na mobilidade elétrica. A empresa conta já com mais 3.300 pontos de carregamento contratados na rede pública em Portugal, com opções disponíveis em todos os distritos e em mais de metade dos concelhos do país. Desde que a EDP começou a investir no desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal, já foram realizadas mais de dois milhões de sessões de carregamento nos pontos da empresa ligados à rede pública. Estes carregamentos permitiram percorrer mais de 200 milhões de quilómetros apenas com recurso à eletricidade e evitaram mais de 20 mil toneladas de CO2 que seriam emitidas pelos veículos de combustão.

A FlixBus testou há dois anos o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico em Portugal, mas este acabou por fazer menos viagens do que as inicialmente previstas, já que não havia condições para o seu carregamento. “É impossível, para um investimento desta dimensão, levarmos seis ou oito horas a fazer uma carga completa. É um fator que tem de ser considerado em futuros investimentos nas redes de carregamentos para veículos pesados”, defende este responsável. 

Este novo autocarro 100% elétrico insere-se no compromisso da Flix de descarbonização total da frota na Europa até 2040, muito antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris. Para atingir estes objetivos, a Flix está a preparar a transformação progressiva da frota de autocarros dos seus parceiros, procurando combustíveis e tecnologias alternativas ao gasóleo, mais sustentáveis. 

 

Flix adere à iniciativa SBTi

A Flix está em constante procura por novas formas de reduzir o seu impacto ambiental, estando comprometida com a iniciativa SBTi (Science-Based Target initiative), a fim de dispor de um quadro universal e cientificamente definido para avaliar os progressos das metas de descarbonização. Estas metas a curto prazo exigem que, até 2032, a Flix reduza as emissões de âmbito 1 e 2 (ou seja, as diretamente geradas pela Flix) em cerca de 54%, e a intensidade das nossas emissões de âmbito 3 (ou seja, as associadas à frota dos nossos parceiros de autocarros) em cerca de 41%. Uma vez que os objetivos de âmbito 3 são os que terão um maior impacto, é fundamental que se aumente a utilização de tecnologias e combustíveis alternativos para minimizar progressivamente a pegada de carbono da frota dos seus parceiros. 

Estas ambiciosas metas de curto prazo exigem que a Flix aumente a utilização de tecnologias e combustíveis alternativos, a fim de reduzir progressivamente a pegada de carbono da frota dos seus parceiros. Embora ainda não esteja disponível uma tecnologia definitiva, neutra em termos de carbono, para operações de autocarros de longa distância, a empresa adotou uma abordagem diversificada, e nos últimos anos tem vindo a testar cinco tecnologias alternativas de combustível e de propulsão, com mais de 10 projetos-piloto na Europa e nos EUA, nomeadamente com autocarros elétricos a bateria, Bio-CNG e Bio-LNG, biodiesel e painéis solares. A Flix planeia também lançar em breve o primeiro projeto de pilha de combustível de hidrogénio da Europa, um projeto em parceria com a Freudenberg Fuel Cell e-power Systems e a ZF Friedrichshafen AG.

 

Sobre a FlixBus

Nascida na Alemanha, a FlixBus é uma travel tech company, líder mundial em tecnologia de viagens e uma marca de confiança reconhecida nacional e internacionalmente. O operador alemão oferece viagens confortáveis, seguras, sustentáveis, e, claro, económicas, através de uma experiência digital simples e um processo de reserva intuitivo e descomplicado. 

 

Cada vez mais autocarros verdes nas estradas portuguesas

A operar em Portugal desde 2017, a FlixBus veio trazer ao mercado português uma nova forma de viajar, mais confortável, económica e sustentável. Os autocarros verdes que operam as linhas da FlixBus são novos, mais cómodos, e com espaço extra para as pernas. Possuem acesso gratuito a WiFi e um serviço de entretenimento a bordo, e todos os autocarros estão equipados com tomadas para PC, telemóveis e tablets. Os autocarros cumprem ainda com a norma Euro VI, a mais exigente da Europa em termos de emissões de CO2, sendo também os mais eficientes e sustentáveis do mercado.

 

O transporte de passageiros em autocarros de longo curso é cada vez uma alternativa às viagens de carro particular, não só por serem confortáveis e sustentáveis, mas também porque uma viagem de autocarro chega a custar até dez vezes menos do que uma viagem de carro, demorando praticamente o mesmo tempo. É, atualmente, um dos mais sustentáveis e amigos do ambiente. 

 

Para mais informações sobre a visão e os esforços da Flix em matéria de sustentabilidade, consultar o relatório ESG relativo ao exercício de 2023, disponível para download aqui: https://corporate.flix.com/flix-sustainability/

 

 

Fotografias em alta resolução disponíveis aqui

 

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Contacto de imprensa

Sandra de Carvalho Weinstock | sandra.weinstock@flix.com |imprensa@flixbus.pt                             

Mais informações sobre a FlixBus disponíveis em www.flixbus.pt. Informações de imprensa e para a imprensa podem também ser encontradas no site corporate da Flix em corporate.flixbus.com. Para saber mais sobre os temas atuais relacionados com a atividade da FlixBus, visite a página da Flix no Linkedin.

 

Sobre a Flix 

A Flix é pioneira no sector dos transportes públicos ao oferecer alternativas sustentáveis e viagens práticas e acessíveis através das suas marcas FlixBus e FlixTrain. Graças a um modelo de negócio único e tecnologia inovadora, a Flix rapidamente desenvolveu a maior rede de autocarros de longo curso da Europa e avançou para a expansão global da marca, que já opera também nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Enquanto pioneira do transporte sustentável, a Flix lançou os primeiros comboios verdes de longo curso em 2018, tendo também iniciado um projeto-piloto com autocarros de longo curso totalmente elétricos, em 2018. Em 2021, lançou os primeiros autocarros de longo curso alimentados a biogás da UE. 

Enquanto a Flix assume a responsabilidade pelo desenvolvimento tecnológico, planeamento da rede, controlo de operações, marketing e vendas, gestão da qualidade e expansão contínua do produto, os parceiros de confiança da Flix são os responsáveis pelas operações diárias das rotas. A combinação única de start-up tecnológica, plataforma de comércio eletrónico e empresa de transportes clássica posicionou a Flix como líder no seu setor, alterando permanentemente o panorama da mobilidade global. 

Para mais informações, visite corporate.flixbus.com 
 

[1] Em comparação com a mesma viagem realizada com um autocarro a combustão, e considerando o mix energético de produção em Portugal continental (dados REN/ APREN disponíveis em https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao)