Sobre a Flix

Promovemos viagens sustentáveis e económicas para todos

A Flix em resumo

A Flix é uma empresa líder mundial em tecnologia de viagens, que fornece soluções de viagem sustentáveis e económicas a mais de 400 milhões de viajantes desde o seu lançamento, em mais de 40 países em 4 continentes, através das suas marcas FlixBus, FlixTrain, Greyhound e Kâmil Koç. Com base num modelo de negócio com poucos ativos e uma plataforma tecnológica inovadora para viajantes e parceiros, a Flix, lançada em 2013, alcançou rapidamente posições de liderança no mercado das viagens de autocarro de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia, e está a expandir-se rapidamente para a América do Sul e Ásia. A Flix centra-se no mercado de autocarros e comboios de longa distância em constante crescimento, impulsionado por uma maior sensibilização da sociedade para o ambiente, e tem como objetivo tornar-se neutra em termos de carbono na Europa até 2040 e a nível mundial até 2050. Para avaliar o seu progresso dentro de um quadro cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu objetivos a curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.  
 

Factos e números importantes

40+

países em 4 continentes

5,600

destinos

400+

milhões de passageiros desde o lançamento

1,000+

parceiros de autocarro

5,500+

autocarros na estrada

13+

FlixTrains na Alemanha

25+

escritórios

5,500+

empregados

100+

nacionalidades

Modelo de negócio da Flix

A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix, que está no centro do seu modelo de negócio, foi concebida à medida para proporcionar os melhores resultados aos viajantes e aos parceiros. Ao combinar o planeamento da rede, o marketing e os preços, a Flix utiliza soluções inovadoras para permitir viagens confortáveis, mais sustentáveis e acessíveis a nível mundial. Através da sua plataforma tecnológica e da sua aplicação de fácil utilização, a Flix cria uma experiência de viagem adaptada às necessidades dos passageiros e estabelece a ligação entre os viajantes e os parceiros de autocarros locais que fornecem transporte, assegurando simultaneamente uma frota moderna que cumpre as mais elevadas normas de segurança. Este modelo de negócio sem ativos transformou uma start-up europeia num campeão de tecnologia de viagens e em plena expansão global.

Viagens sustentáveis

Com um fator de emissão médio de 27,8g de CO₂ por passageiro/km, viajar com a FlixBus na Europa pode reduzir a pegada de carbono de uma pessoa em quase 6 vezes em comparação com a condução e 8 vezes em comparação com um voo. Além disso, ao reservar as viagens, os passageiros podem optar por compensar as suas emissões através de um donativo à ONG ambiental de renome internacional atmosfair. Em 2023, os passageiros da Flix evitaram 1,1 milhões de toneladas de CO₂ ao escolherem os FlixBuses e os FlixTrains em vez de outros meios de transporte. Impulsionada por uma maior sensibilização para as viagens sustentáveis, a Flix tem como objetivo tornar-se neutra em termos de carbono na Europa até 2040 e a nível mundial até 2050. Para avaliar o seu progresso dentro de um quadro cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu objetivos a curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.

História da Flix Tech

As complexidades das viagens terrestres de longa distância requerem uma solução tecnológica altamente sofisticada, que a Flix consegue atingir através do seu conjunto de tecnologias patenteado e expansível. A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix está no centro da nossa proposta de valor e funciona como um volante de inércia que se auto-reforça, feito à medida para proporcionar os melhores resultados aos viajantes e aos parceiros. Um processo de reserva simplificado permite aos clientes navegar facilmente através da plataforma e da aplicação de fácil utilização, escolhendo entre alta frequência e densidade de rede, preços acessíveis e um serviço consistente de alta qualidade. Desde a procura de uma viagem específica, passando pela seleção de ligações e serviços auxiliares a bordo, até ao pagamento através de soluções de pagamento perfeitamente integradas, os viajantes experimentam um processo de reserva conveniente de ponta a ponta.

Os parceiros beneficiam do acesso a uma nova base de clientes, de um fluxo de receitas adicional estável e previsível, da tomada de decisões com base em dados, da utilização optimizada e da redução de custos através da plataforma da Flix. Estes aspectos enfatizam a posição da Flix como uma empresa líder em soluções de viagem orientadas para a tecnologia, proporcionando um valor inigualável tanto para os viajantes como para os parceiros. Para garantir a oferta de uma experiência de utilizador de excelência, a escalabilidade das aplicações de IA e de aprendizagem automática é uma das principais prioridades estratégicas da Flix.

495+ M

Mais de 495 milhões de lugares geridos diariamente pelo nosso sistema baseado em IA

1.2 M

Previsão de cerca de 1,2 milhões de viagens diárias

44+ M

Mais de 44 milhões de lugares com preços optimizados em média todos os dias

Marcas do grupo Flix

Com o seu modelo de negócio eficiente em termos de activos, o grupo opera marcas destinadas ao consumidor, como a FlixBus e a FlixTrain, a Kâmil Koç na Turquia e a icónica Greyhound na América do Norte.

Gestão Flix

André Schwämmlein, Fundador e CEO

André Schwämmlein, Fundador e CEO

Funções comerciais e de negócios globais

André Schwämmlein é cofundador e Diretor Executivo (CEO) da Flix. A sua crença em transportes coletivos alternativos e sustentáveis inspirou-o a discutir a possibilidade de um mercado desregulamentado com os seus atuais cofundadores enquanto era consultor no Boston Consulting Group (BCG) em 2009, tendo posteriormente fundado a Flix em 2011. Como CEO da Flix, Schwämmlein está a liderar a empresa para concretizar a visão de permitir que os seus clientes vivam o mundo. Sob a sua liderança, a Flix tornou-se claramente líder de mercado global em todas as principais áreas geográficas e expandiu-se para vários países. É também membro ativo do conselho de supervisão de Scout24 SE e ABOUT YOU Holding SE e membro do Partido Verde na Alemanha desde 2002.

Daniel Krauss, Fundador e CIO

Daniel Krauss, Fundador e CIO

Tecnologia e Recursos Humanos    

Como Diretor de Informação (CIO) e Diretor de RH (CHRO) da Flix, Daniel Krauss gere a tecnologia e as pessoas da empresa. Juntamente com os seus cofundadores, desenvolveu a Flix como um fornecedor de transporte internacional. Krauss é também investidor e membro de conselhos consultivos em empresas como Baby1one e uvex. Está convencido de que a educação, o espírito empresarial e a inovação podem fazer avançar substancialmente a sociedade. É professor frequente na Universidade Friedrich Alexander em Erlangen-Nuremberga e sócio fundador da iniciativa FightBack, que promove a mudança para uma sociedade mais sustentável. É também um acionista ativo da maior ONG alemã de educação empresarial, STARTUP TEENS , bem como acionista e administrador da CODE-University. 

Christoph Debus, CFO

Christoph Debus, CFO

Funções Financeiras e Jurídicas

Christoph Debus assumiu o cargo de Diretor Financeiro (CFO) da Flix, no início de março de 2022. No seu cargo, é responsável pelas funções financeiras e jurídicas da Flix. Debus é um especialista no sector dos transportes e ocupou numerosos cargos de gestão no mercado de capitais que ultrapassam as atividades tradicionais de CFO numa base interdisciplinar. Anteriormente, foi Diretor Executivo do Thomas Cook Group Airlines e, mais recentemente, Diretor Financeiro da Condor, onde reposicionou com êxito a empresa.

Max Zeumer, COO

Max Zeumer, COO

Novos mercados

Max Zeumer, Diretor de Operações (COO) começou a sua jornada na Flix no início de 2015 e tem gerido com sucesso os mercados internacionais desde então. Como COO desde abril de 2022, tem liderado a expansão global centrada na América do Norte e em mercados emergentes como o Brasil, o Chile e a Índia, supervisionando simultaneamente as funções de marketing comercial global e de gestão de receitas. Com uma formação académica diversificada, incluindo Ciências Informáticas, Filosofia e um MBA da Columbia Business School, aperfeiçoou as suas competências como consultor no Boston Consulting Group, onde cedo descobriu a sua paixão pela disrupção das indústrias tradicionais através da digitalização. O seu empenho em promover a colaboração e a sinergia além-fronteiras está a ter um impacto significativo na remodelação da indústria global de viagens.

Fabian Stenger, COO

Fabian Stenger, COO

Supply e mercados europeus

Fabian Stenger, Diretor de Operações do grupo (COO), iniciou o seu percurso na Flix em 2013, desenvolvendo com sucesso o mercado na Alemanha e, mais tarde, também na Europa do Norte e Leste. Como COO a partir de abril de 2022, Stenger lidera atualmente o negócio europeu de autocarros e supervisiona o lado da oferta do negócio global, dirigindo o planeamento da rede, a gestão de parceiros, incluindo a transformação da frota, as operações e o serviço ao cliente. Com experiência de início de carreira na Bain & Co. e formação académica na Universidade de St. Gallen, na Suíça, juntamente com mais de uma década de experiência na Flix, a sua liderança estratégica e o seu compromisso com a sustentabilidade estão a impulsionar o sucesso da Flix, moldando o seu futuro e impacto global.