É possível viajar de autocarro com emissões neutras de carbono?
Como funciona?
Ao fazeres uma reserva online na FlixBus, basta marcares a caixa atmosfair “Compensar viagem” depois de teres escolhido a viagem de autocarro que desejas. As emissões de CO2 da tua viagem serão calculadas com base na duração e distância da viagem. O valor calculado é automaticamente adicionado ao preço do seu bilhete. O teu contributo ambiental é de, aproximadamente 1–3% do preço original da viagem. O teu donativo será investido num projeto certificado de proteção climática, de acordo com as normas ambientais internacionais.
Sê ecológico! É melhor para o ambiente...
Os autocarros da FlixBus demonstraram ser eficientes em termos de consumo de combustível e emitem um nível extremamente baixo de gases com efeito de estufa. É evidente que é difícil viajar sem produzir quaisquer emissões de CO2, mesmo no autocarro mais amigo do ambiente. Por este motivo, graças à nossa colaboração com a atmosfair, oferecemos a cada um dos nossos passageiros a opção de compensar o impacto climático da sua viagem FlixBus ao reservar. Com base no princípio do regime de comércio de licenças de emissão, tens a opção de fazer um contributo ambiental voluntário ao reservares a tua viagem, que será investido num projeto certificado de proteção climática, compensando a respetiva quantidade de emissões CO2.
Vê como os teus contributos para a redução de carbono foram utilizados em 2018
Graças ao teu contributo para a proteção climática através da FlixBus, em 2018 as tua doações financiaram o projeto Gold Standard “Fornos com Eficiência Energética” em Ruanda, um projeto acreditado pelas Nações Unidas e premiado com padrão de excelência. Estes fornos eficientes contribuem para que, nas áreas rurais do Ruanda, se utilize cerca de menos 80% lenha do que as lareiras tradicionais para cozinhar. Desta forma, o projeto ajuda a conservar as florestas locais - habitats dos últimos gorilas-das-montanhas em todo o mundo, entre outras espécies - contribuindo assim para a proteção climática global. Além disso, o projeto promove um desenvolvimento sustentável em Ruanda, um país que, devido ao seu estado socioeconómico, se encontra entre os países menos desenvolvidos do mundo. O projeto presta um contributo valioso para a população local, como por exemplo:
- A subvenção de cada forno "Modelo Save80" para as famílias locais
- Melhor qualidade de vida graças à redução de custos e tempo necessários para obter lenha
- Melhoria do funcionamento pulmonar dos utilizadores, de acordo com estudos médicos
E vê como os teus contributos para a redução de carbono foram utilizados em 2016
Com o teu contributo para a proteção do clima, apoiámos um projeto de energia eólica na ilha caribenha de Aruba em 2016. Tal envolveu o financiamento da construção e manutenção de turbinas eólicas e de uma fonte de energia sustentável. A central eólica da ilha é um importante projeto pioneiro na utilização das energias regionais e renováveis para todas as ilhas. O investimento em energia eólica melhora a segurança do fornecimento de energia nacional, contribui para a proteção global do clima e promove o desenvolvimento da produção de energia sustentável. Para além da proteção climática, o projeto envolve contributos valiosos para a população local, tais como:
- Maior independência de fontes de energia exteriores, fortalecendo o próprio fornecimento local da região• Fortalecimento da economia local através da criação de novos postos de emprego para a construção, operação e manutenção dos sistemas
- Promoção das infraestruturas regionais, como resultado do projeto de energia eólica
- Melhoria da qualidade do ar, evitando a emissão de substâncias nocivas anteriormente emitidas ao produzir energia a partir de fontes de energia fóssil